Fidelizar os clientes é tão importante quanto conquistar novos. Isso é primordial para manter o negócio funcionando. Não acredita? Vamos te dar bons motivos para começar a pensar melhor e investir mais na fidelização dos seus clientes.

Quem é fiel, volta a comprar

O ponto mais conhecido da fidelização é o retorno à compra. Mas por que isso acontece? Bem, imagine que para efetuar uma venda é preciso persuadir o cliente a comprar, é preciso se empenhar em demonstrar a ele o valor e a necessidade dele por aquele produto ou serviço.

Quando o cliente compra e torna-se fiel, já não é preciso convencê-lo do valor da sua marca (não confunda isso com relaxamento ao fazer uma nova venda), no geral ele tem confiança e conhecimento da sua marca.

Indicações

A indicação da sua marca é feita de forma espontânea. Na maioria das vezes o cliente fidelizado não pensa em receber algo em troca pela indicação que faz. Isso acontece porque ele percebe que encontrou uma marca que agrega valor e por isso recomenda às pessoas.

Essa atitude do cliente contribui bastante para propagar o nome da sua empresa. Duvida? É justamente nas relações pessoais dos clientes que grande parte das indicações acontecem. As conversas informais de final de semana por exemplo, geram indicações que seriam difíceis de suprir pelo marketing tradicional.

Compras maiores

Geralmente o cliente fiel não possui resistência grande a gastar mais, ele sente confiança em comprar com você. Além do mais a frequência também aumenta.

Média de receita

Com clientes fiéis é possível prever uma receita média, pois com as compras obedecendo a uma constância a empresa pode criar estimativas sobre quanto irá vender. Além das vendas, é possível medir a quantidade média de novas indicações dos clientes fidelizados, observando o número de novos clientes.

Honestidade nos feedbacks

A fidelização gera engajamento do cliente nos feedbacks, para ele, responder ou dar opiniões sobre os serviços não se torna obrigação, mas uma contribuição para a marca a qual ele é fiel.

A paixão do cliente pelo produto ou serviço garante que ele seja sincero nos feedbacks.

E agora? Com certeza você vai avaliar melhor as estratégias de fidelização. Continue acompanhando nosso conteúdo. Vem com a Rente!