Pode parecer impossível conseguir competir com os grandes sites do mercado quando você ainda tem seu site em crescimento, mas sim, é possível ranquear bem nas buscas com algumas estratégias de SEO. É sobre isso que vamos falar.

As palavras chaves são ponto importante para isso. A estratégia é ser específico nas palavras chave que você irá utilizar. Quanto mais sair do óbvio, mais você foge dos gigantes do mercado. Qual o benefício disso? Você se comunica com um nicho e pode justamente levar conteúdo específico.

As chamadas palavras chave de cauda longa são uma boa estratégia para isso. Quanto mais curtas as palavras chave, mais provável que a busca direcione para grandes sites. Por exemplo, se você pesquisa por “Smartphone” é provável que vários grandes sites apareçam primeiro, mas se você pesquisar por “Melhor Smartphone para Jogos” a busca será direcionada para sites de nichos. Então a estratégia é essa, o principal benefício é que apesar do volume de
público menor, o tráfego é mais qualificado e é formado por pessoas que têm interesse específico naquele conteúdo.

Com isso partimos para a segunda estratégia, que está totalmente ligada à primeira. Construir autoridade em nichos irá aliar-se a estratégia das palavras chave de cauda longa. Quando se cria identificação com público especifico é provável que esse público torne-se fiel ao seu conteúdo. E para conseguir isso, é preciso que você estude, defina o nicho e avalie aquilo que o público busca, quais suas preferências, dúvidas e problemas, em resumo, defina a persona.

Feito isso, comece a produzir. O conteúdo direcionado ao seu público específico irá ajudar seu site a subir no ranking de buscas.

Outro ponto importante é criar relacionamento individual com o seu público. Esse será um dos diferenciais comparando o seu site aos grandes sites de grandes empresas. Isso vale também para as parcerias que você possa fazer com outros sites com nichos semelhantes ao seu.

O seu foco também pode ser em conteúdos menos rentáveis. Pense que você precisa construir autoridade primeiramente para melhorar seu ranqueamento nas buscas e não necessariamente vender. Por isso, investir em conteúdos menos atrativos financeiramente. No caso do Smartphone, você pode focar nas dicas para comprar um.

Isso pode não gerar uma venda imediatamente, mas se o conteúdo for relevante manterá o cliente em contato com a sua marca até o momento da venda.

Por fim, lembre-se que o marketing digital é um ambiente democrático que atende tanto aos grandes quanto aos pequenos. Volte sua atenção para as melhores estratégias para o seu tipo de negócio e os resultados poderão ser bem satisfatórios.

Ficou alguma dúvida? Comente aqui embaixo. Conte com a Rente!