Personalização, grande alcance e baixo custo. Descubra neste passo a passo como criar um bom e-mail marketing para o seu negócio!

– Objetivo

Definir claramente o objetivo que você quer atingir com o e-mail marketing é um dos passos mais importantes porque é a partir do objetivo que você irá medir os seus avanços, analisar as métricas e saber se o seu e-mail está alcançando aquilo que você determinou. Com objetivos nebulosos ou pouco definidos torna-se difícil enxergar um resultado preciso, o que poderá prejudicar a sua campanha.

– Segmentação

Busque sempre personalizar a sua campanha. O cliente deve ter a sensação de que o e-mail foi produzido especificamente para ele. Por isso segmente a sua lista de e-mails de acordo com fatores relevantes para o seu negócio como: sexo, idade, classe social, localização, entre outros que você considerar relevantes. Além do mais, esteja atento ao resultado de campanhas anteriores, elas podem ser um indicativo de como realizar a segmentação.

– Conteúdo

Use a empatia neste momento. Imagine que você mesmo é o seu cliente, o que você gostaria de receber no e-mail, apenas uma oferta? Ofereça conteúdo relevante para a sua persona.

Procure aproximar-se do seu cliente através de um conteúdo envolvente e amigável, mas sem exageros. Menos é mais. Lembre-se de utilizar uma linguagem pessoal fazendo com que o cliente perceba que o seu conteúdo é específico para ele.

– Assunto

O seu assunto precisa ser irresistível. Tenha em mente que o assunto do e-mail tem uma única função, gerar vontade suficiente no cliente para que ele abra o seu e-mail. Escolher um bom assunto pode determinar o sucesso do seu trabalho, caso contrário, isso poderá trazer o prejuízo do seu e-mail ficar esquecido na caixa de entrada do seu cliente ou ir direto para a lixeira. Procure usar entre 20 e 40 caracteres, pois essa é a média exibida por grande parte dos provedores.

– Design

Ainda hoje existe quem negligencie o design. Em um e-mail marketing o design é essencial para captar e manter o interesse do leitor. Muito mais do que um trabalho artístico, o design entra na estratégia de comunicação traçada para o seu e-mail. Através dessa estratégia você poderá obter cliques e vendas.

Imagine a quantidade de ofertas que existem no mercado. Certamente a sua persona recebe várias outras ofertas além da sua. A forma de você literalmente se destacar dentre elas é com o design. Com isso você terá um bom retorno.

– Call to action

A chamada para ação é o seu botão, no qual o cliente clica e é redirecionado para o seu endereço. Destaque o botão entre todos os elementos do seu e-mail, use cores chamativas que induzam o cliente a uma sensação de urgência.

– Resultados

Você lembra a importância de traçar bem o objetivo? É neste momento que você começa a analisar se a sua campanha está caminhando como deveria. Não imagine que basta enviar o e- mail, é agora que o trabalho começa.

A análise de resultados irá avaliar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso lhe permite saber se a sua campanha está ou não atingindo o objetivo que você traçou.

E-mails são ferramentas poderosas que podem trazer bons resultados ao seu negócio. Busque manter uma lista forte segmentando-a quando necessário. Trace claramente o seu objetivo e ponha em prática os passos que apresentamos aqui. Conte com a Rente.

By | 2018-03-26T10:52:21-03:00 março 26th, 2018|blog|