Vamos falar sobre cores?

Qualquer estratégia que você utilize para alcançar um objetivo no marketing precisa de cor. Mas para que as cores servem?

Com certeza você já se sentiu induzido a comprar algo pela cor, apenas porque isso despertou em você este desejo, seja em lojas físicas ou em sites de compra. É para isso que as cores servem quando falamos em vendas, estimular o seu cliente potencial a comprar seu produto ou serviço.

Apesar das cores serem experimentadas de diferentes formas, dependendo da construção pessoal de cada indivíduo, existe algo em comum que podemos citar. Vale dizer que as cores podem transmitir determinadas sensações, porém de acordo com as características de cada pessoa.

Vermelho é: agressivo, energético, provocativo e chama a atenção. Geralmente utilizado em indústrias de comida, tecnologia, automóveis e agricultura.

Roxo transmite elegância, sofisticação, nostalgia, mistério, espiritualidade. Por isso geralmente utilizado nas indústrias de tecnologia, cuidado com a saúde, finanças.

Azul demonstra confiança, credibilidade, segurança, responsabilidade. É popular entre as indústrias relacionadas a tecnologia, cuidado com a saúde, finanças, energia, agricultura, companhias aéreas.

Verde evoca riqueza, saúde, prestígio, serenidade. Utilizado geralmente nas indústrias relacionadas a comida, tecnologia, finanças, energia, habitação.

Amarelo transmite positivismo, luz, motivação, criatividade. É popular entre as indústrias relacionadas a comida, energia e habitação.

Laranja dá sensação de vitalidade, diversão, exuberância, alegria. Geralmente é escolhido pelas indústrias relacionadas à tecnologia e cuidado com a saúde.

Preto demonstra prestígio, valor, atemporalidade, sofisticação. As indústrias relacionadas a tecnologia, automóveis e roupa usam essa cor frequentemente.

Branco está relacionado à pureza, limpeza, suavidade. Por isso geralmente é relacionado às indústrias de roupa e cuidados com a saúde.

Porém, mesmo as cores sendo relacionadas a determinadas sensações, é importante saber que elas precisam ser usadas em harmonia com o projeto da marca ou produto pensado.

Um estudo feito por Joe Hallock chamado “As Atribuições das Cores” apontou algumas preferências por gênero: homens preferem azul (57%), verde (14%) e preto (9%), as cores preferidas das mulheres são azul (35%), roxo (23%) e verde (14%). Já as cores menos preferidas pelos homens são marrom (27%), roxo (22%) e laranja (22%), e pelas mulheres, laranja (33%), marrom (27%) e cinza (17%).

Concluímos então que as cores servem para transmitir mensagens, conduzindo seu público a agir como você deseja, porém sabendo que apesar de funcionarem de uma forma geral não são universais, podendo não funcionar com alguém especificamente. Por fim, é preciso usar as cores sempre em harmonia com o ideal da marca e ainda, homens e mulheres têm preferências diferentes, o que deve ser considerado no seu planejamento.

O que achou do artigo? Continue acompanhando nosso conteúdo. Saia do escuro com a Rente!

By | 2018-03-26T12:18:56-03:00 março 26th, 2018|blog|